Sendo viciada em procurar curiosidades na internet sobre os ídolos de K-pop, é claro que eu não poderia deixar de trazer também algumas sobre o país de onde esses ídolos vieram não é mesmo? Tentei selecionar aqui alguns que poderiam ser interessantes para vocês e que poderiam trazer uma informação a mais para vocês conhecerem ainda mais sobre o país e outros aspectos dele. Vamos conferir?
1 | “Hallyu”
Nós já ouvimos várias vezes falar sobre o “Hallyu” ou “Onda coreana” mas vocês sabem como esse termo surgiu? Ele foi usado pela primeira vez pela imprensa chinesa para se referir ao rápido crescimento da cultura popular coreana na China, que envolvia K-dramas, K-pop, jogos, moda, etc.
2 | “Star Making System”
Vocês já ouviram falar desse termo? “Star Making System” refere-se ao processo de criação de uma estrela do K-pop, é um sistema usado por muitas agências para buscar fazer com que seus ídolos alcancem o sucesso global, que envolve desde a busca de tendências, planejamento, recrutamento, treinamento, seleção, etc. Se quiserem saber mais sobre isso, posso fazer uma postagem para vocês explicando melhor as etapas, como funciona, etc.
3 | Alfabetização
Nós já sabemos que a educação coreana é muito boa, sendo motivo de inveja para muitos países, mas vocês sabiam que pesquisas indicam que aproximadamente 98% da população coreana é alfabetizada? Muita coisa não é mesmo?
4 | Obesidade
A Coreia do Sul está entre os países com o menor número de cidadãos obesos no mundo. Dentre os motivos para isso muitos citam a alimentação que conta com muitas verduras e pimenta por exemplo, no entanto, não podemos nos esquecer também da pressão social, já que desde muito cedo, garotos e garotas são ensinadas que a sociedade coreana dá muita ênfase à beleza. Vou deixar aqui um vídeo da coreaníssima em que ela fala mais sobre o assunto:
5 | Cirurgia plástica
Essa preocupação com a beleza também nos leva ao próximo ponto: cirurgias plásticas. A Coreia do Sul é apontada com um dos maiores índices de cirurgia plástica do mundo, no qual uma pesquisa da Gallup Korea em 2015 revelou que 1 a cada 3 mulheres no país com idade entre 19 e 29 anos, já fez alguma cirurgia.
6 | Presentear com papel higiênico
É tradição na Coreia do sul comprar utensílios domésticos como papel higiênico e sabão em pó para presentear quando a pessoa se muda para uma casa nova. Mas qual o motivo disso? Produtos de limpeza e lenços eram vistos como artigos de luxo antigamente então eram considerados presentes especiais. Produtos de limpeza como detergentes por exemplo, que tem “bolhas” trazem o significado de que a pessoa espera que a riqueza dos moradores “borbulhe/transborde.” Rolos e lenços são longos acrescentando desejos de prosperidade aos amigos e familiares que se mudaram.
7 | Gamers profissionais
Pois é, a Coreia também lidera quando o assunto é numero de gamers profissionais. Os sul-coreanos há muito lideram o mundo dos jogadores de computador profissionais. Eles estão constantemente conseguindo títulos mundiais em muitos jogos populares como League of Legends, Overwatch e Starcraft.
8 | 200 tipos de Kimchi
Vocês sabiam que existem mais de 200 tipos de Kimchi? Algumas das diferenças no Kimchi pode ser por exemplo que aqueles que moram em vilas beira-mar tendem a torná-los mais salgados do que os que vivem no interior, kimchi de repolho feito no verão pode ser mais leve do sua versão feita no outono e inverno, o kimchi feito para o consumo a curto prazo é feito com vegetais frescos e da estação e são diferentes do “Kimjang Kimchi”, feito para consumo a longo prazo e em grande quantidade para ser armazenado.
9 | Professor
Ser um professor é uma das carreiras mais prestigiadas e bem pagas da Coreia do sul. Os professores que trabalham em universidades ou em escolas privadas costumam ganhar ainda mais do que outros professores.
10 | Natureza
Mais da metade da Coreia do Sul é coberta por florestas, mesmo que ela seja um dos países mais urbanizados do mundo. E alguns dos destinos naturais na Coreia que você talvez não conheça são alguns dos segredos mais bem guardados do mundo – praias tranquilas com águas cristalinas rodeadas de montanhas intocadas, oferecendo vistas incríveis do país em seu auge, aldeias que transbordam com tanta tradição e cultura que são quase como caminhar por um romance histórico.
Fonte: The Soul of Seoul / Asian Wanderlust / Telegraph / NationFacts
Até mais!