Chuseok, conheça sobre um dos maiores e mais importantes feriados coreanos!

Hikari
2

Olá!!

Hoje começa um dos feriados mais importantes da Coreia, o Chuseok, que esse ano vai ser comemorado nos dias 23 a 25 de setembro. Por isso resolvemos preparar duas matérias especiais – essa é a primeira parte e a segunda vai ao ar amanhã – para que vocês possam conhecer esse feriado que é tão importante para os coreanos! Vamos lá?


O Chuseok é celebrado no 15º dia do 8º mês do calendário lunar, diferente do calendário que seguimos aqui no ocidente, por isso sua data varia ano a ano.

  • Em 2016 ele foi comemorado no dia 14 de setembro;
  • Em 2017 no dia 2 de outubro;
  • Esse ano será no dia 23 de setembro.

O Chuseok também é conhecido como “Dia de ação de graças coreano”, “hangawi”, “Jungchujul” ou “Gabe”, sendo essencialmente uma celebração da boa colheita já que é por volta dessa época que os grãos e frutas ficam maduros e frescos para a colheita.

Nessa data costuma-se usar o hanbok (vestimenta tradicional coreana)

Com isso, para comemorar um ano de agricultura bem sucedida, as pessoas arrumam suas malas e viajam para a casa de seus ancestrais e “Bon-ga” (traduzindo literalmente significa ‘casa principal’, mas geralmente é a casa da pessoa mais velha, ou do chefe da família, como pais e avós por exemplo), no qual eles cozinham boas comidas, usam roupas tradicionais coreanas e fazem um ritual em respeito aos seus ancestrais. 

Como muitas pessoas estão viajando nessa época, o tráfego é insano! Para evitar isso, muitos coreanos viajam de ônibus ou trem (mas compram a passagem com um mês de antecedência), visitam sua família antes do Chuseok, escapam da Coreia e viajam para outro país ou apenas ficam em casa. 

Tráfego durante o período do Chuseok

Além disso, o feriado ainda envolve uma mesa farta de comidas para celebrar a data, e geralmente essas refeições são preparadas pelas mulheres da família, o que muitas vezes pode gerar desentendimentos entre ambas as famílias do casal por entrarem em questões sobre responsabilidade doméstica e tal. Com isso o número de divórcios dispara em torno de feriados tradicionais como o Seollal e o Chuseok.

Bem, voltando para explicar mais sobre as tradições dessa data. Existem três momentos principais no Chuseok:


| Beolcho (벌초)

Consiste em limpar as ervas daninhas e matos que crescem ao redor dos túmulos dos membros da família. Isso é especialmente importante para a família porque na Coreia eles prezam pela “imagem” que vão passar aos outros, e ter gramas crescendo depois do feriado do Chuseok farão com que as outras pessoas pensem que eles possuem filhos rebeldes ou desobedientes, sendo considerado uma vergonha para a família.


| Seongmyo (성묘)

Trata-se de demonstrar respeito curvando-se para os ancestrais, oferecendo álcool, frutas, carne, shikhye.


| Charye (차례) 

Mesa com as comidas que serão oferecidas aos ancestrais. Existem vários passos que precisam ser seguidos meticulosamente como acender velas antes do álcool ser colocado em exatamente três copos diferentes e se curvando duas vezes depois isso. Além disso, os pratos também precisam ser colocados em áreas específicas da mesa.

O nome do ancestral ao qual se está dando o devido respeito é colocado na mesa e depois da cerimônia todos os papéis com os nomes são levados para fora e queimados. A comida é então retirada da mesa e a família pode aproveitar para comer o quanto puder, brincar e muito mais.


E então gostaram de conhecer um pouco mais sobre esse festival? 🎎🎉🎊

Amanhã teremos uma outra matéria especial, mas dessa vez falando sobre os principais pratos preparados nessa época e as brincadeiras típicas! Não deixem de conferir 😀

Fonte: Allkpop, Sweet and Tasty TVVisit KoreaArirangThe soul of SeoulKoreabizwire.

Até mais!

Tags

Postar um comentário

2Comentários
  1. Acho incrível como eles respeitam os membros mais velhos da família e o modo como seguem as tradições e cerimônias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neee, acho tão lindo também! ❤❤❤ E foi super legal poder conhecer mais sobre esse feriado enquanto elaborava a postagem, pq apesar de saber da importância do Chuseok, nunca tinha me aprofundado pra conhecer como eram as tradições ❤❤

      Excluir
Postar um comentário

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !
To Top