[Especial Solo] Breve introdução sobre a história da Sunmi!

Hikari
0

Olá!!

E pra fechar com chave de ouro, a última artista solo a aparecer em nosso site esse mês não é ninguém menos que a Sunmi! Tendo passado mais de uma década sob os holofotes, Sunmi é conhecida por ter feito parte do famoso grupo da JYP Entertainment, Wonder Girls, e também pelos seus hits como cantora solo: “24 hours”, “Gashina”, “Heroine” e muitos outros, o que a levou a ser definida pela Billboard como “uma das jovens divas mais proeminentes do mundo da música coreana.” E então, vamos conhecer um pouco mais sobre a interessante carreira da Sunmi?


| Debut no Wonder Girls

Sunmi começou sua carreira musical com o Wonder Girls, o grupo de cinco integrantes da JYP Entertainment que debutou em 2007 com a música “Irony”, e que rapidamente tornou seu próximos hits “Tell Me” e “Nobody” em hinos nacionais. Com uma estética inspirada no retrô que em breve se tornaria sua marca registrada, o quinteto se tornou um dos girl groups de K-pop de maior sucesso no final dos anos 2000, sendo o primeiro grupo desse gênero musical a entrar no “Billboard Hot 100” com a versão em inglês da música “Nobody”.


| Hiatus do Wonder Girls

No entanto, em janeiro de 2010 foi anunciado oficialmente que Sunmi estaria entrando em hiatus para continuar com sua carreira acadêmica.

Foi reportado depois pelo Soompi que após sair do grupo Sunmi foi aceita na Universidade de Dongguk em 2011 e retornou para as instalações de treinamento da JYP em Cheongdamdong. Devido ao seu curto período de treinamento ela sentia que não conseguia mostrar todas as suas habilidades vocais e de dança ao máximo durante seus dias de Wonder Girls. Então pra ela essa foi como uma segunda chance de tentar suprir essas insuficiências.

“Eu pratiquei muito meus vocais e aprendi bastante de manhã até a noite. Eu também recebi aulas de atuação, língua japonesa, inglesa e muito mais” disse a cantora. Vendo seu potencial Park Jin Young sugeriu a ela que tentasse a carreira solo e disse:“quando você estiver pronta, deixe-me saber.” Sunmi contou que “depois de assistir minha sessão de prática em julho, ele disse que eu estava pronta”.


| Estreia como solista

Sendo assim, uma versão muito mais potente da Sunmi foi introduzida ao mundo por meio da música “24 Hours” que foi produzida pelo JYP. Sua música de debut solo foi um sucesso alcançando o primeiro lugar em grandes sites musicais como Melon, Mnet, Olleh, Soribada, Bugs, Daum, Cyworld Naver entre outros.

No ano seguinte ela fez seu primeiro comeback com “Full Moon” que logo após seu lançamento ficou no topo de diversos charts musicais.


| Retorno ao Wonder Girls e saída da JYP

Em junho de 2015 a JYP Entertainment confirmou que Wonder Girls estaria fazendo comeback como um quarteto e que Sunmi também estaria se juntando ao grupo. No entanto, o grupo passaria a ser uma banda, com cada uma das integrantes sendo responsável por um instrumento. Dessa forma, em 2015 foi lançado o álbum “Reboot” com a faixa principal “I Feel You” e em julho do ano seguinte elas fizeram comeback com “Why So Lonely.”

Até que em janeiro de 2017, foi anunciado o disband do grupo. O contrato das integrantes estava chegando ao fim, e como resultado Sunmi decidiu não renová-lo, saindo então da JYP. O grupo lançou em fevereiro um último single, intitulado “Draw Me”, como um agradecimento aos fãs e como um adeus.


| Comeback solo pela MakeUs Entertainment

Em março de 2017, foi confirmado que Sunmi havia assinado um contrato com a MakeUs Entertainment. A liberdade recém descoberta foi uma faca de dois gumes: de um lado estava a empolgação de mergulhar no processo de produção e do outro estava a vontade de discernir que tipo de artista ela queria ser antes de seguir em frente. Em uma entrevista em 2018 para a revista High Cut, enquanto relembra sobre o tempo que levou à concepção de “Gashina” – seu primeiro single como solista – ela admitiu que só começou a reconhecer seu verdadeiro eu depois de seguir solo.

Eu decidi ser honesta comigo mesma. Expressar livremente minhas emoções na frente da câmera. As coisas que eu queria mostrar e expressar eram claramente visíveis para o público: rindo, chorando, brava, fazendo caras estranhas – são todas Sunmi.

Sunmi

Depois de encontrar suas verdadeiras cores, Sunmi tem estado cada vez envolvida no processo de produção de suas músicas, seja participando na composição ou na escrita das letras. Seguido pelo sucesso bombástico com “Gashina” e posteriormente com “Heroine”, “Siren” e agora, “Noir”, ela tem lentamente deixado sua marca na indústria de música coreana.

Esperamos que tenham gostado! Em breve teremos diversas curiosidades sobre ela! 😊❤️


Acesse também outros conteúdos sobre a Sunmi:


Fonte: Billboard (1), (2), Pop CrushMuchid-viceChannel KoreaCelebs trend now, Soompi (1), (2), (3), (4).

Até mais!

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !
To Top