Olá!!
Nessa semana do especial de artistas solo iremos conhecer um pouco sobre a carreira da diva CL, que foi integrante do grupo 2NE1! Sendo definida como “uma das artistas de K-pop mais proeminentes internacionalmente”, CL é conhecida pela sua poderosa imagem cheia de atitude que deixa uma forte impressão nos fãs, principalmente pelo seu senso fashion, estilo de rap e suas habilidades em performance!
| Início da carreira
Lee Chae-rin, mais conhecida como CL, entrou na YG Entertainment ainda jovem, e lá dentro fez diversas atividades antes mesmo de debutar oficialmente no 2NE1. A primeira aparição de CL em uma gravação de música foi na Intro (Hot Issue) do Big Bang em 2007, e sua primeira aparição creditada em uma música foi em 2008, com “DJ” de Uhm Jung-hwa, no qual ela fez rap. Ela também fez parte da faixa “What” do YMGA como parte da YG Family.
| 2NE1 e início da carreira solo
Lee estreou como cantora profissional em 2009 no grupo 2NE1 junto com outras três integrantes sendo elas: Minzy, Sandara Park e Park Bom. O grupo fez um sucesso estrondoso, tornando-se um dos nomes mais importantes do K-pop, sendo fundamental para a expansão da cultura pop coreana – ou Hallyu Wave – internacionalmente.
Falando um pouco sobre algumas de suas conquistas podemos citar que elas foram o primeiro grupo rookie feminino a ganhar um Daesang – o prêmio mais importante da cerimônia – no 2009 Mnet Asian Music Awards no mesmo ano de sua estreia, além de terem levado para casa os prêmios de “Artista Novato Feminino” e “Melhor Vídeo Musical.” Como se isso não bastasse, a popularidade da música “I’m The Best” foi tão alta que ela alcançou o 1º lugar no Ranking Mundial de Músicas Digitais da Billboard, tornando-se o primeiro grupo de K-pop a conseguir esse feito (só quem tinha feito isso até o momento era o PSY). Além disso, o álbum “Crush” lançado em 2014 estabeleceu o novo recorde de vendas mais bem sucedidas e melhores vendas na primeira semana de um álbum K-pop na América.
Ao mesmo tempo em que promovia como integrante do 2NE1, CL deu início também a sua carreira solo. O grupo se destacava pelo seu conceito mais rebelde e poderoso, e esse estilo também pode ser visto na carreira solo da CL, com as músicas “The Baddest Female” (2013), “Hello Bitches” (2015) e “Lifted” (2016), no qual o penúltimo pode ser considerado o mais atrevido. Ela então passou a ser notada não apenas como uma rapper coreana, mas também como uma estrela asiática feminina em ascensão.
No entanto, 2NE1 teve seu fim oficialmente em novembro de 2016, no qual a música “Goodbye” foi lançada em janeiro de 2017 como um presente de despedida aos fãs.
| Carreira solo e mercado americano
Depois do disband do 2NE1, CL decidiu continuar com sua carreira como artista solo, mostrando também seu desejo de se expandir cada vez mais para o mercado norte-americano. Em uma entrevista para a TvN, quando questionada sobre isso, CL respondeu: “eu cresci ouvindo pop e não fazia sentido para mim não haver uma estrela do pop asiática promovendo seu trabalho nos EUA. Eu senti isso ainda mais quando visitei a América. Mesmo que eu não faça tanto sucesso como as pessoas esperam ou tanto quanto fiz na Coréia, eu acredito que pode ser útil para os artistas que vierem depois, se eu conseguir abrir caminhos.“
Tendo sido definida pela Billboard como “uma das artistas de K-pop mais proeminentes internacionalmente”, CL teve a oportunidade de reforçar todo seu carisma e influência ao performar na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Inverno no Estádio Olímpico de Pyeongchang em fevereiro de 2018, fazendo com que ela chamasse ainda mais a atenção do ocidente já que nesse momento todos os holofotes estavam voltados para a Coreia do Sul.
Como resultado de seus esforços, em outubro de 2018 ela fez uma colaboração na música “Dopeness” do Black Eyed Peas. E agora em 2019 CL apareceu na lista anual da Forbes de 30 pessoas ou grupos com menos de 30 anos mais influentes na categoria de entretenimento e esportes.
Fiquem ligados que em breve teremos um “Tudo Sobre” repleto de curiosidades sobre a cantora! 😊
Acesse também outros conteúdos sobre a CL:
- Breve Introdução sobre a história da CL
- Tudo sobre… CL! (curiosidades sobre CL)
- K-Quiz: O quanto você conhece sobre a CL?
- Videografia: CL
- + notícias sobre a CL
Fonte: The Famous People ,Businesstimes ,Ukbaddestfemale ,Valkirias, Channel Korea, Billboard (1), (2), (3).
Até mais!