[Especial] Dupla do mês de janeiro: AKMU + breve história

Hikari
0

Olá!!!


Ano novo vida nova, e aqui estamos nós trazendo pela primeira vez duplas de K-pop em nosso especial do mês!

E uma das duplas mais votadas foi o AKMU, composta por dois irmãos extremamente fofos e talentosos chamados Lee Chan-hyuk e Lee Su-hyun, vencedores do “K-pop Star 2”. Eles chamaram muita atenção no programa por performar músicas compostas por eles mesmos, mostrando um incrível potencial artístico apesar da jovem idade! Vamos conhecer um pouco sobre a história deles?


| Pré-debut

Lee Chanhyuk e Lee Suhyun viveram com seus pais na Mongólia por alguns anos antes de retornar para a Coreia do Sul para correr atrás de seu sonho de seguir a carreira musical. Foi então que em 2012 a dupla de irmãos resolveu participar do programa “K-pop Star 2”, onde terminaram em primeiro lugar. Após muito pensar, em maio de 2013, eles assinaram um contrato exclusivo com a YG Entertainment.


| 2014–2015: Debut + Primeiro concerto + Prêmios

O álbum de estreia de AKMU, “Play”, foi lançado em abril de 2014, no qual todas as suas músicas foram escritas e produzidas por Chanhyuk. Para o álbum foram lançados MVs de três faixas: “200%”, “Give Love” e “Melted”, que alcançaram altas classificações nas paradas musicais coreanas. Além disso, “Play” conquistou o 2º lugar na lista de álbuns mundiais da Billboard.

Em outubro do mesmo ano foi lançado o single digital de “Time and Fallen Leaves”, também escrito e composto por Lee Chanhyuk. A música originalmente seria lançada no álbum de “Play”, mas foi adiada por combinar melhor com o outono. A música teve “All-kill” em apenas seis horas após seu lançamento, ficando em 1º lugar nas 9 maiores paradas musicais coreanas em tempo real. No mês seguinte foi realizado o primeiro concerto ao vivo da dupla, o “AKMU Camp”, no Blue Square Samsung Card Hall, Hannam-dong, Seoul.

Em fevereiro de 2015 eles conquistaram os prêmios de “Novo Artista do Ano”, “Música Pop do Ano” e “Álbum Pop do Ano” no 12th Korean Music Awards.


| 2016–2018: Álbuns “Spring” e “Winter” + Alistamento Militar

Em maio de 2016 foi lançado o álbum de “Spring”, no qual foram promovidas as músicas “Re-bye” e “How People Move”. Além de ter sido um sucesso nas paradas musicais, a Billboard nomeou “Spring” como o quarto melhor álbum de K-pop do ano, dizendo que:

“A maioria das músicas apresenta uma vibe mais teatral, mostrando que a jovem dupla está crescendo em um ritmo empolgante.” 

BILLBOARD

Já no ano seguinte foi a vez de ser liberado o álbum “Winter”, com as faixas principais “Last Goodbye” e “Reality”, que fez com que eles ganhassem os prêmios de “Song of The Year” para o mês de janeiro no Gaon Chart Awards e um digital Bonsang no Golden Disc Awards. E em março de 2017 a dupla lançou o single “Summer Episode” com as faixas “Dinosaur” e “My Darling”, marcando a primeira experiência deles com o gênero EDM.

Depois disso, em setembro, foi anunciado que Chanhyuk se alistaria no exército para cumprir o serviço militar obrigatório, e portanto, a dupla faria uma pausa nas atividades. Enquanto isso, Suhyun ocupou seu tempo com atividades solo, sendo DJ em uma rádio, fazendo parte do programa “Begin Again”, participando de trilhas sonoras para kdramas e muito mais.


| 2019: Álbum “Sailing” e sucesso contínuo

Em maio de 2019, Chanhyuk concluiu com sucesso seu serviço militar no Corpo de Fuzileiros Navais da Coreia e foi liberado, voltando imediatamente para dar continuidade às atividades do AKMU. Vale ressaltar que a música militar que ele fez enquanto estava servindo, se tornou uma canção oficial usada no exército.

E então, em setembro foi anunciado o primeiro comeback da dupla desde de 2017, com o álbum “Sailing” que tem como faixa principal “How Can I Love the Heartbreak, You’re the One I Love”. A canção principal ficou em 1º lugar em várias das maiores plataformas musicais da Coreia do Sul, conquistando um certificado “All Kill”, e o álbum esteve na lista da Bugs de “Álbuns mais amados do ano”.

Nessa mesma época, eles também anunciaram que promoveriam apenas sob o nome de AKMU a partir de então, para representar seu amadurecimento, já que o nome original “Akdong” era traduzido como “criança travessa”. A dupla também realizou uma apresentação ao vivo chamada “Sailing On A Fall Night” em Yeouido Hangang Park, reunindo mais de 30.000 pessoas no local, e outras 77.000 que assistiram ao concerto pelo V Live. E pra fechar com chave de ouro a dupla ainda conquistou o prêmio de “Cantor-compositor” no 2020 Korea First Brand Awards.

| Conheça os integrantes

Suhyun


Chanhyuk


Esperamos que tenham gostado de conhecer mais sobre a história deles!
Em breve teremos várias curiosidades sobre essa dupla maravilhosa!


Acesse também outros conteúdos sobre o AKMU:


Fonte: wikipedia, pt.wikipedia, ohmynews, kpopstarz.
Até mais!

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !
To Top