Olá!!
Mais um ano que está chegando ao fim e nada melhor do que fazer uma breve retrospectiva de alguns dos principais acontecimentos no mundo do K-pop em 2018!
Nele relembramos um pouco sobre as Olimpíadas de Inverno, o concerto feito na Coreia do Norte, alguns programas de sobrevivência desse ano, shows realizados no Brasil e muito mais. Esperamos que gostem da lista!
E não se esqueçam de deixar nos comentários quais são suas expectativas para o ano de 2019! 😉
1 | Olimpíadas de Inverno em Seoul
Em fevereiro de 2018 aconteceu as Olimpíadas de Inverno 2018, que nesse ano foi sediada em PyeongChang, na Coreia do Sul. E é claro que o K-pop não poderia ficar de fora dessa cerimônia tão aguardada e que faria a Coreia do Sul estar no centro dos portais de notícias de diversos países do mundo.
O evento contou com músicas como “Gangnam Style” do PSY, “Likey” do TWICE, “Fantastic Baby” do BIG BANG, “DNA” do BTS, “Red Flavor” do Red Velvet e apresentações do EXO, CL e Honey Lee (clique aqui).
2 | K-pop até na Copa do Mundo Rússia 2018
A FIFA fez uma enquete no Twitter e no Instagram para descobrir qual música as pessoas gostariam que fosse tocada no estádio da Copa do Mundo, e depois de uma batalha acirrada, tanto a música “Fake Love” do BTS como “Power” do EXO foram tocadas na final entre Croacia e França.
Power being played at FIFA World Cup stadium 👏#FIFAxEXOPower #EXO @weareoneEXO pic.twitter.com/iPNzZClnlQ
— monlight 'ㅅ' (@mon4baek) July 15, 2018
OMG FAKE LOVE 😍 @BTS_twt #BTS #FAKELOVE #WorldCupFinal2018 #WorldCup #WorldCup2018 pic.twitter.com/4Os8X9wTON
— sieca ⁷ BLM (@_xieca) July 15, 2018
3 | Concerto de K-pop na Coreia do Norte
Não poderíamos deixar de relembrar também o momento histórico em que cantores de K-pop se apresentaram na Coreia do Norte pela primeira vez em mais de uma década. Essa também foi a primeira vez que o líder norte-coreano assistiu à performance sul-coreana na capital do norte, Pyongyang.
A delegação sul-coreana incluía equipe de shows, praticantes de taekwondo, repórteres, funcionários do governo e artistas de K-pop como Red Velvet e a Seohyun.
4 | Ídolos abrindo seus próprios canais no Youtube
Em um mundo do entretenimento cada vez mais competitivo a auto-promoção é essencial. E o Youtube se apresentou uma ótima plataforma para isso permitindo que as celebridades compartilhem seus interesses, especialmente quando eles possuem agendas de trabalho instáveis.
Em seus canais chegam a abordar diversos assuntos como hobbies, interesses e suas vidas diárias. Dentre as celebridades que abriram canal no Youtube esse ano podemos citar Bomi do A Pink , Ashley do Ladies Code, G.O do MBLAQ e Chanmi do AOA.
5 | Programas de sobrevivência
Os programas de sobrevivência tem sido cada vez mais recorrentes no cenário coreano e apesar de seguir o conceito base de uma competição eliminatória para saber quem será o vencedor, ele tem ganhado cada vez mais formatos e conceitos diferentes. Podemos citar por exemplo o Produce 48 que reuniu integrantes do grupo japonês AKB48 e trainees de diversas agências coreanas, Dancing High que trazia os melhores dançarinos com idades entre 10 e 19 anos, Under 19 no qual apenas participantes com menos de 19 anos foram aceitos e muitos outros.
Deixo abaixo o teaser da próxima temporada do “Produce 101” versão 2019!
<PRODUCE_X101>
— Mnet 프로듀스 X 101(PRODUCE X 101) (@mnet_produce101) December 14, 2018
2019 Coming Soon!#Mnet #엠넷 #PRODUCE_X101 #PRODUCE101 pic.twitter.com/NxmuBQSR0H
6 | Artistas de K-pop no cenário internacional
E claro, não poderíamos deixar de falar também do quanto o K-pop tem se expandido e conquistado cada vez mais fãs internacionais. Isso pode ser observado por exemplo pelos diversos prêmios que o BTS ganhou ou foi indicado, e apresentações feitas em grandes cerimônias de premiação e programas no exterior como a Billboard, EMA, Grammy, além de terem vencido a enquete de “Pessoa do Ano” da revista TIME.
Além disso, outros grupos também fizeram história, dentre eles podemos citar por exemplo o Monsta X que foi o 1º e único grupo de K-pop a se apresentar no evento anual Jingle Ball do iHeart Radio e o NCT Dream que foi o único artista de K-pop a entrar na lista dos “25 jovens mais influentes” da revista TIME.
7 | Shows de K-pop no Brasil
E por último não poderíamos deixar de citar que cada vez mais artistas de K-pop tem vindo para o Brasil seja para fazer shows, fanmeeting, fansign e alguns inclusive chegam a fazem turnês passando por diferentes capitais brasileiras. Dentre os artistas que passaram por aqui esse ano podemos citar Monsta X, SF9, Mamamoo, KARD, Blanc7, VAV e muitos outros!
Além disso, VAV e Oh My Girl já tem agenda marcada aqui no Brasil em 2019! (clique aqui)
E então, quais são suas expectativas para 2019 no mundo do k-pop? 😊
Fonte: Culture Trip, SBS, The Korea Herald, KoreaIN, Billboard (1), Billboard (2), CNN, Allkpop.
Até mais!