[Especial] Dupla do mês de janeiro: TVXQ + breve história

Hikari
0

Olá!!

Continuando com nosso especial de janeiro, hoje é dia de conhecer mais sobre a segunda dupla a aparecer em nosso especial do mês: TVXQ – que é uma abreviação de Tong Vfang Xien Qi (“The Rising Gods of the East”) – e atualmente é uma dupla coreana composta por Yunho e Changmin que está sob a SM Entertainment.

O TVXQ se tornou um dos artistas asiáticos de maior sucesso em sua geração, desempenhando um papel importante na popularização do K-pop no exterior, tendo conquistado diversos prêmios na Coreia e em toda a Ásia, além de terem quebrado vários recordes ao longo de sua carreira. Por toda essa contribuição não é de se admirar que eles tenham recebido títulos como “Estrelas da Ásia” e “Reis do K-pop”.

TVXQ

O grupo estreou em 2003 como um quinteto que consistia nos integrantes U-Know Yunho, Max Changmin, Hero Jaejoong, Micky Yoochun e Xiah Junsu. No entanto, no ano de 2009 três integrantes – Yoochun, Jaejoong e Junsu – entraram com um pedido de limiar contra a SM Entertainment. Depois disso as atividades do TVXQ foram cessadas, e os membros restantes entraram em hiatus indeterminado.


| 2011 – Retorno do TVXQ como dupla

Em janeiro de 2011, o TVXQ retornou como uma dupla composta por Yunho e Changmin e lançou o álbum “Why? Keep Your Head Down”. Apesar do longo hiatus, a dupla voltou à pleno vapor já que o álbum debutou como número um no Gaon Albums Chart e posteriormente ganhou o prêmio de “Álbum do Ano” no Gaon Chart K-pop Awards.

O sucesso se repetiu no Japão, já que eles receberam o certificado de prata pela RIAJ (Associação da Indústria de Gravação do Japão) para “Keep Your Head Down”, o certificado de ouro para o single “Superstar” que foi lançada algum tempo depois e posteriormente o certificado de prata para o álbum “Tone”. Este último fez com que o TVXQ se tornasse o segundo artista internacional a atingir a marca de mais de 200.000 álbuns vendidos na primeira semana de lançamento.

Nesse período a dupla participou de diversos shows e concertos dentre os quais podemos citar o “A-Nation Summer Concert” – no qual eles performaram no encerramento do evento, representando um grande feito já que por oito anos seguidos este tinha sido performado pela cantora Ayumi Hamasaki -, “Hallyu Dream Concert”, “K-pop Music Fest”, além de ter marcado presença no 62º NHK Kouhaku Uta Gassen, o programa de maior prestígio no Japão.   


| 2012 a 2013 – Sucesso contínuo no Japão + 10 anos de carreira

A dupla começou 2012 realizando uma turnê no Japão, o “Tone Tour”, em janeiro de 2012. Seus ingressos eram tão disputados que os lugares para os três dias de concerto no Tokyo Dome foram totalmente vendidos em 30 segundos (Vale ressaltar que as arenas “dome” são considerados o palco dos sonhos mesmo para artistas japoneses). Esse show marcou a história do grupo como o terceiro artista estrangeiro a se apresentar no Tokyo Dome por três dias consecutivos e a audiência da turnê de aproximadamente 550.000 pessoas também foi a maior mobilização de um artista coreano no Japão até aquele momento.

Nesse período eles também participaram de diversos concertos, além de terem lançado o single japonês “Still” e “Android”. Até que em setembro de 2012 o TVXQ retornou a Coreia para lançar o álbum “Catch Me”, seguido do anúncio de sua turnê “Live World Tour: Catch Me”, no qual seria realizado o primeiro concerto da dupla na Coreia em quatro anos.

Em março de 2013 a dupla lançou seu sexto álbum japonês chamado “Time”, no qual a faixa “Catch Me – If You Wanna” ficou no topo do Oricon Weekly Singles Chart, tornando-os o primeiro artista estrangeiro a atingir o topo do chart 12 vezes. Nesse ano eles também fizeram a “Time Tour”, sendo os primeiros artistas coreanos a embarcar em uma turnê em cinco-dome .

Ainda em 2013 diversos concertos foram realizados em comemoração aos 10 anos de TVXQ, além de ter sido lançado o álbum coreano “Tense” também em celebração a data.


| 2014 a 2015 – Mais conquistas no Japão + Alistamento Militar

Em 2014 foram lançados no Japão os álbuns “Tree” e “With”. Com este último álbum eles se tornaram o primeiro artista estrangeiro no Japão a ficar no topo do Weekly Oricon Charts por quatro álbuns consecutivos, além de terem quebrado seu próprio recorde de quatro studio álbuns consecutivos com vendas da primeira semana superiores a 200.000 cópias. E as conquistas não param por aí, já que com a turnê no Japão “Tree: Live Tour 2014” eles se tornaram o primeiro artista internacional no Japão a atrair o maior número de espectadores para um concerto nos últimos três anos, tendo uma audiência de mais de 2 milhões de pessoas.   

A dupla entrou em hiatus novamente quando Yunho e Changmin se alistaram para cumprir o serviço militar em julho e novembro de 2015, respectivamente. Mas um dia antes do alistamento de Yunho foi lançado o álbum especial coreano “Rise as God”.


| 2017 a 2019 – Retorno após o alistamento e comemoração dos 15 anos de TVXQ

Yunho foi liberado do exército em abril de 2017 e Changmin em agosto, e logo em seguida foi anunciado o projeto de comeback da dupla, que iniciaria com uma turnê.

Em outubro do mesmo ano foi lançado o álbum japonês “Fine Collection ~Begin Again”, que compilava as músicas lançadas pela dupla desde 2011. O álbum acompanhava a “Begin Again Tour”, com o qual eles quebraram diversos recordes como o de serem os primeiros cantores a realizar um concerto de três dias no Nissan Stadium, o de primeiro artista internacional a trazer mais de 1 milhão de pessoas em uma única turnê, além de ter o recorde de maior número de espectadores em uma única tour no Japão para um artista estrangeiro.

Eles também lançaram na Coreia do Sul o studio álbum “New Chapter #1: The Chance of Love” (2018) e posteriormente o “New Chapter #2: The Truth of Love” (2018) este último celebra o 15º aniversário do grupo desde o debut. Já no Japão foram lançados o studio álbum “Tomorrow” (2018) e o álbum “XV” (2019), no qual o nome deste último faz referência ao aniversário de 15 anos desde o debut no país. Eles quebraram diversos recordes no Japão, fazendo do TVXQ o artista estrangeiro com maior número de “números #1” no weekly album charts da Oricon.

Diante de toda sua trajetória e de tantas conquistas não é de se admirar que eles sejam artistas tão respeitados, sendo frequentemente citados como figuras importantes na expansão do K-pop! Mas a história deles não acaba ai, afinal, se tratando do TVXQ nós ainda podemos esperar muito mais!

Esperamos que tenham gostado de conhecer mais sobre eles!
Em breve teremos várias curiosidades sobre seus integrantes! 😊


Acesse também outros conteúdos sobre o TVXQ:


Fonte: Wikipedia (en), Wikipedia (pt), RIAJ, Billboard, Soompi.

Até mais!

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !
To Top