Olá!!
Hoje é dia de conhecer o segundo integrante da dupla TVXQ, o Changmin! Sendo frequentemente descrito como uma pessoa quieta, esforçada e determinada, Changmin está sempre a procura de novas áreas em que ele pode se desenvolver, tanto que mesmo nas férias preenche todo seu tempo com aulas de violão, culinária, fazendo exercícios, lendo diversos livros e estudando japonês. Apesar de toda essa “fome” por conhecimentos, também é possível perceber por meio das entrevistas que ele deu, o quanto ele se sente grato e feliz por ter os fãs ao seu lado e pela vida que possui. E então, curiosos para conhecer mais sobre ele? Então, boa leitura!
CHANGMIN
– Changmin nasceu e foi criado em Seul, Coréia do Sul. Ele é o primogênito dos professores e tem duas irmãs mais novas, Shim Soo Yeon e Shim Ji Yeon.
– Ele foi visto pela primeira vez por uma caçadora de talentos da SM enquanto jogava badminton na aula de ginástica. Depois da escola, a caçadora de talentos deu a ele um cartão da SM Entertainment e disse para ele fazer uma audição. Changmin, na época, não desejando se tornar um cantor, foi forçado a ir por sua mãe, que queria ver BoA.
– Ele fez o teste e foi informado de que ele seria contatado em três semanas, mas na verdade Changmin foi chamado após três dias e ingressou na SM logo depois.
– Ele estudou na Gaepo High School, Kyunghee University, Konkuk University e Inha University.
– Changmin estreou como membro do TVXQ em 2003.
– Em 2014 Changmin entrou para o grupo “SM The Ballad” inicialmente formado em 2010. No segundo álbum do grupo “Breath” ele cantou a versão japonesa da faixa principal de mesmo nome com Krystal do f(x).
– Changmin lançou seu primeiro mini-álbum solo japonês “Close to You” em novembro de 2015, um dia antes de seu alistamento. Close to You foi um lançamento limitado e só foi disponibilizado para compra aos membros do fã-clube japonês do TVXQ, Bigeast.
– Changmin do DBSK foi introduzido nas Forças Armadas da República da Coréia em novembro de 2015. Ele se alistou no exército junto com o Siwon do Super Junior. Ele completou seus 21 meses de serviço obrigatório e foi liberado em agosto de 2017.
– Ele também é ativo como letrista e escreveu para várias músicas da dupla, incluindo “Evergreen” (Only Love) de 2007, a versão coreana de “Love in the Ice” (Mirotic), “Confession” (Keep Your Head Down), e “I Swear” (Catch Me).
– Changmin também escreveu para outros grupos e artistas como “Sleepless Night”, uma faixa do terceiro álbum do SHINee, “Chapter 2. Why So Serious? – The Misconceptions of Me” e “Ace”, a faixa-título do álbum de Taemin, Ace, bem como “My Thoughts, Your Memories”, uma faixa do álbum de Kyuhyun At Gwanghwamun.
– Em 2006, Changmin estrelou com o TVXQ na minissérie Vacation. Eles também participaram de vários episódios do Banjun Drama, uma popular série de minidrama exibida pela SBS.
– Em 2010, Changmin fez uma participação em “Athena: Goddess of War” como um especialista em explosivos do NIS.
– Em 2011, Changmin foi escalado em seu primeiro papel como protagonista na comédia romântica “Paradise Ranch” ao lado de Lee Yeon Hee. Ele também dublou sua própria voz para o lançamento japonês de “Paradise Ranch”.
– Em 2012, Changmin, juntamente com Yunho, estrelou o documentário da SM I AM. O filme narra o marco do TVXQ e de outros artistas da SM como os primeiros artistas asiáticos a se apresentar no Madison Square Garden e a jornada de Yunho e Changmin até esse ponto, incluindo imagens de arquivo, entrevistas de reflexão e ensaios.
– Em 2012, Changmin fez seu debut no filme japonês “Fly With the Gold” baseado no romance de Takamura Kaoru. Ele interpretou Momo, um espião norte-coreano disfarçado de estudante universitário. Ele foi elogiado por seu dialeto de Osaka no filme pelo diretor Izutsu Kazuyuki. Changmin foi indicado para o “Newcomer Award” no prestigiado 37º anual Hochi Film Awards no Japão, tornando-se o primeiro artista coreano a ser nominado. Em 2013, foi anunciado que Changmin havia ganho o prêmio de “Newcomer of the Year” no 36th Japanese Academy Award.
– Em 2013, Changmin se tornou um dos apresentadores ao lado de Kang Ho-dong para o show de variedades da KBS “Moonlight Prince”. Esta é a primeira passagem de Changmin como apresentador regular.
– Ainda em 2013 Changmin se juntou ao elenco do show de variedades esportivas “Cool Kiz On The Block” como membro do elenco e saiu em 2014.
– Em 2014, Changmin estrelou a minissérie de quatro episódios da Mnet, Mimi.
– Em 2015, ele estrelou o drama de fantasia histórico “Scholar Who Walks The Night” como príncipe herdeiro Lee Yoon.
– Em 2018 ele participou do programa “72 Hours of TVXQ”, que mostra Yunho e Changmin em suas vidas diárias enquanto eles desafiam a si mesmos em trabalhos que eles sempre sonharam em fazer.
– Ele também participou em 2019 do programa original da Netflix “Analog Trip” ao lado de seu companheiro de grupo Yunho e de Leeteuk, Donghae, Shindong e Eunhyuk do Super Junior.
– Ele não é de falar muito.
– Tem um forte desejo de aprender inglês.
– Changmin sabe falar coreano e japonês fluentemente.
– Ele é cantor, compositor, escritor de letras de músicas e ator.
– Changmin tem um QI de 155, bem acima da média nacional da Coreia do Sul.
– Ele costumava ter uma visão ruim até fazer a cirurgia LASIK.
– Na coreia existe a tradição do Doljabi, um evento onde são colocados diversos objetos na frente do bebê e ele é encorajado a escolher um ou dois itens. Acredita-se que os objetos escolhidos representam o futuro da criança, como carreira ou estilo de vida. No caso de Changmin ele escolheu um lápis.
– De acordo com Yunho, Changmin se veste de forma diferente na Coreia e Japão. Quando está no Japão ele se veste casualmente em privado porque está ocupado promovendo, mas na Coreia ele veste roupas simples com algum ponto de destaque.
– Xiumin é um grande fã de Changmin tanto que ele contou em “I Live Alone” que um dos motivos dele ter se mudado foi para poder estar mais próximo de Changmin.
– Changmin disse que seu corpo tem ficado um pouco mais fraco à medida que ele envelhece, no verão ele sente muito calor e no inverno muito frio.
– Ele mostrou sua casa no programa “I Live Alone”, no qual é possível ver o quão limpo e organizado ele é.
– Costuma acordar sem camisa de manhã. Quando isso foi mostrado no programa “I Live Alone” ele chamou a atenção de todos pelo seu corpo bem definido.
– Changmin costuma fazer aulas de culinária e de violão.
– Ele também costuma fazer exercícios em casa e seu personal trainer vai até lá para instruí-lo.
– Além de todas as aulas que ele faz no final do dia ele estuda japonês por si mesmo. Enquanto assiste um drama japonês ele faz anotações, repete as falas, tenta assistir sem legenda, etc.
– Ele mantem um diário porque gosta de manter um registro de seu dia.
– Ele costuma assistir notícias durante o jantar, enquanto bebe vinho para melhorar seu conhecimento e competitividade.
– Quando foi no supermercado Changmin comeu várias das amostras grátis de comida que tinham disponíveis antes de comprar os produtos e os vendedores sempre olhavam para ele com um sorriso enquanto ele experimentava as comidas.
– Changmin cozinha em casa tanto quanto pode, ele geralmente cozinha duas vezes por semana para que sobre alguma comida para comer nos dias seguintes.
– Changmin gosta de cantar e comer.
– Costuma aliviar o estresse comendo.
– Ele gosta muito de se exercitar e consegue correr muito rápido.
– Seus hobbies são cantar, ler e ouvir músicas.
– Changmin disse que gostaria de tentar bungee jump.
– Quando está feliz ele come muito e quando está triste ele come muito também.
– Seus amigos mais próximos fora do grupo são Kyuhyun do Super Junior e MinHo do SHINee.
– Ele é um grande fã de Seo Jang-hoon (ex-jogador profissional de basquete, que atualmente é um entertainer).
– Geralmente ele gosta de se exercitar, estudar o que quiser, ler, assistir TV e beber com os amigos.
– Yunho e Changmin são grandes fãs de anime, eles gostam muito de One Piece e Gundam.
– Ele gosta muito de carne, ele disse que consegue comer uma quantidade que seria equivalente para 7-8 pessoas.
– Changmin ficou mais interessado em vinho depois que Kyuhyun deu a ele uma série de mangás chamada “The Drops of God.”
– Yunho contou que na época de trainee ele estava responsável em disciplinar todos, quando Changmin chegou pela primeira vez ele parecia um bebê com os olhos brilhantes, então Yunho pensou “ah, será que ele vai conseguir aguentar todo o treinamento?”, apesar disso Changmin se mostrou ser o trainee mais sério de todos.
– Changmin por outro lado contou que ele tinha muito medo de Yunho já que ele estava encarregado da disciplina e sentiu que deveria ser cuidadoso.
– Hatano Tetsuya, um dos membros da banda do TVXQ, falou um pouco sobre Changmin “Ele é quieto e não mostra muito suas emoções. Changmin pode estar numa ‘posição de super herói’, mas eu não acho que ele realmente se importe sobre a posição. Talvez ele seja mais rigoroso consigo mesmo do que Yunho. Não significa não para ele. Ele não quer deixar as coisas feitas pela metade. Acho que ele tem um mente forte (sorriso). Se ele não está satisfeito consigo mesmo durante a prática, ele treina duro então ele pode ser perfeito na próxima sessão de prática. Acho que ele pratica muito para alcançar seus próprios objetivos sem que os outros saibam.”
– Changmin disse em uma entrevista que apesar de ser bom quebrar recordes, recordes sempre são quebrados, por isso ele não quer associar seu valor apenas a números. O que ele deseja realmente é poder aproveitar cada apresentação para que as pessoas possam aproveitar também.
– Em janeiro de 2008, Changmin se ofereceu com seu pai para ajudar na limpeza das praias de Taean, Coréia do Sul, após o pior derramamento de petróleo na história do país. Sua viagem a Taean foi planejada para ser realizada em sigilo durante um breve intervalo de suas atividades com o TVXQ durante o novo ano e só foi divulgada à mídia e ao público quando outro voluntário postou isso em um site de fãs. O incidente foi posteriormente confirmado pela agência do TVXQ.
– Teve um ‘escândalo’ em um jornal japonês com o MinHo do SHINee. Um jornalista viu Changmin e Minho em um show em que Yunho estava se apresentando e, como Minho estava usando cabelos compridos naquela época, ele foi confundido como a namorada de Changmin.
– Changmin contou que parou de jogar videogame porque Minho do SHINee venceu ele uma vez e ficou implicando com ele por causa disso. Como seu orgulho ficou ferido, ele parou de jogar.
– Quando perguntado o que ele queria ser se pudesse renascer ele respondeu que estava muito satisfeito pela vida que tem agora, mas se tivesse que escolher ele gostaria de ver como seria ser uma pessoa normal / não-celebridade, mas apenas como curiosidade de alguém que não vivenciou isso, porque ele realmente é muito grato e feliz pela vida que possui.
[Entrevista para a Vivi Magazine]
– P: Existe algo pelo qual você queira se desculpar em relação ao seu parceiro?
Changmin: Eu acho que eu tenho sorte de não engordar com tanta facilidade quanto Yunho. Então eu gosto de sair e comer muito em lugares diferentes. Mas se eu saio para comer por mim mesmo livremente, fico com medo de que Yunho vá se sentir triste ou sozinho, então geralmente eu o chamo pra sair “Você quer ir comigo?”, quando eu faço isso Yunho sempre vem comigo “Claro! Vamos!” Por causa disso eu tenho sido um obstáculo para Yunho em construir um corpo malhado / tonificado. Eu sinto muito.
[Entrevista para MAPS]
– P: O que você mais gostaria de fazer se pudesse voltar no tempo?
Changmin: Honestamente, eu não quero voltar em nenhum momento no tempo. Estou muito satisfeito e feliz agora mesmo. Se eu realmente tivesse de escolher, penso sobre como seria ser um estudante normal e não um cantor. Mas isso é mais uma curiosidade sobre algo que eu nunca experienciei e para ser sincero, eu não quero voltar no tempo (risos).
[Entrevista para Grazia Korea Magazine]
– P: Você gosta de cozinhar também. Recentemente em sua rede social eu fiquei muito surpreso com seus pratos excelentes. Quando cozinhar se tornou um hobby para você?
Changmin: Por quase 16 anos eu sempre encontrei minha razão de viver nos palcos. Acho que inicialmente e principalmente eu existo por causa dos fãs que torcem por mim e gostam de quando eu canto e danço. Ainda sou grato pelo fato de que quando eu faço esse trabalho eu me sinto completo e recebo muito amor por meio disso. Por outro lado, “cozinhar” é algo que faz com que eu me sinta recompensado em um nível mais pessoal. É completamente diferente da empolgação que eu sinto nos palcos, mas em um nível menor eu estou satisfeito comigo mesmo quando minhas comidas saem bem. Eu também continuo pensando sobre como fazer um prato ter um sabor melhor ou ter uma aparência mais bonita e eu percebi “Eu também posso me sentir feliz dessa maneira.” Meus pais foram para uma viagem no exterior por 10 dias um tempo atrás e como eu sou o irmão mais velho, cozinhei para minhas irmãs, e elas gostaram muito disso. Eu não estou aumentando isso, foi real (risos). Minhas irmãs comeram e me agradeceram, e eu pensei que poderia reafirmar meu próprio valor dessa forma também. Você sabe, as pessoas tendem a querer fazer ainda melhor quando são elogiadas (risos). Isso foi realmente emocionante.
– P: Você trouxe livros para Phuket. Você parece gostar de ler em seu tempo livre. Que tipo de livros você lê?
Changmin: Para ser honesto eu não leio muitos romances. Eu tendo a ler mais livros sobre a humanidade e ensaios, porque eu quero viver com meu foco em mim mesmo. Mas existem tantas informações transbordando dos nossos smartphones ultimamente. As mudanças ocorrem tão rápido também. Eu sou cauteloso em ser varrido tão facilmente por tudo isso. Às vezes quando eu sinto que eu mesmo estou balançando sob as pequenas coisas e não consigo encontrar meu caminho, eu acho que eu posso me tornar forte novamente olhando profundamente para a vida de alguém ou quando eu leio livros sobre a humanidade. Isso me conforta (risos).
[Continuação da entrevista para Grazia Korea Magazine]
– P: Você escreve em um diário também. Você não quer escrever uma autobiografia?
Changmin: Honestamente, eu pensei sobre isso. Acho que seria divertido. Se eu escrever sobre coisas que eu sinto enquanto viajo ou escrever um diário de viagem sobre minhas experiências, acho que os leitores seriam capazes de levar isso mais confortavelmente do que outra formas de escrita. Eu não escrevo no diário todos os dias, mas eu tento documentar consistentemente. Quando eu volto para ler o que escrevi depois, posso ser mais objetivo sobre os pensamentos que escrevi emocionalmente naquela época. Talvez seja porque meus textos sejam bastante objetivos esses dias (risos).
– P: Você pode compartilhar um trecho conosco que vem em sua mente?
Changmin: Oh, na verdade, a coisa que eu escondi logo antes da entrevista era meu diário. Mas eu não posso mostrar isso a você (risos). Existe um trecho que eu continuo voltando a ler continuamente. Eu digo “obrigado” aos nossos fãs em todo concerto, nos palcos. Embora as emoções naquele momento sejam muito genuínas, eu não consigo estimar o tamanho dessas palavras quando eu estou realmente lá. Mas lendo isso no diário eu penso sobre o assunto cuidadosamente. A forma como eles vem com um coração animado no metrô, então esperam na fila por um longo tempo para entrar na arena, com um pensamento. Eu imagino essas coisas enquanto escrevo e sinto gratidão de uma forma ainda maior. Então eu gosto desses tipos de registros.
[Trechos da entrevista para VOGUE KOREA]
– Changmin contou um pouco sobre como ele era na infância: “Lembro que no ensino fundamental minha mãe sugeriu que eu concorresse à presidência da turma. Eu realmente não gostava de ficar na frente de muitas pessoas e eu era muito tímido. Mas, estranhamente, assim que chegou o dia das eleições, eu estava falando fluentemente como se minha língua tivesse um cérebro nela. Tornei-me presidente de classe depois de dizer: ‘Se eu me tornar presidente de classe, comprarei tteokbokki para todos’. Minha mãe estava muito feliz. Meu pai disse: ‘Seja humilde. Não seja um incômodo para outras pessoas!’ Então, na minha família, todo mundo sente que é muito interessante que eu faço parte do TVXQ. Eles se perguntam como um garoto que odeia tanto ficar na frente das pessoas consiga trabalhar dessa forma. De qualquer forma, as palavras de meu pai para ‘recue, seja humilde’ são palavras que não apenas me fizeram ser quem eu sou agora, mas também um conselho que eu gostaria de continuar mantendo em minha mente e seguir em frente.”
– Sobre a decisão de abrir uma conta nas redes sociais: “No passado, alguém se tornava fã de um cantor por causa de suas músicas, mas agora, eles também se interessam pelos pensamentos de uma pessoa, quais hobbies eles têm, onde eles vão e seu estilo de vida. Por 15 anos desde a estreia, mostramos o TVXQ no palco, mas não mostramos nosso estilo de vida. Começamos com as redes sociais recentemente. Eu pensei que me mostrar através da mídia social e me conectar e me comunicar com as pessoas é a “necessidade” que o público tem agora. Isso não significa que eu tiro dezenas de fotos e compartilho a que fica bem nas mídias sociais. Meu objetivo para as mídias sociais não é mostrar que sou melhor que outra pessoa. Eu apenas posto o que gosto, como livros ou Lego”.
– Colecionador de hobbies: “Eu tenho mais hobbies depois das forças armadas. Antes disso, eu só trabalhava e não sabia como gastar meu tempo livre. Já que tudo o que fiz foi trabalhar, desde que era jovem. Para mim, uma pausa era comer algo bom em casa, assistir TV e dormir. No exército, há um “tempo pessoal”. Naquele tempo, escrevi no meu diário e li, esperando ter me aprimorado depois de ser liberado. No futuro, gostaria de abrir todas as possibilidades que não afetem o TVXQ negativamente. Eu gostaria de aprender tudo o que puder. Mais do que gastar dinheiro e colecionar alguma coisa, gosto de aprender coisas novas. Minha única preocupação é que, quando entro em alguma coisa, caio tão profundamente nela. Fico fisicamente cansado por causa do quanto aprendi. Por exemplo, há dias em que recebo 3 ou 4 lições diferentes, como exercícios, violão, culinária e idiomas estrangeiros. Faço isso todos os dias quando não estou trabalhando. Recentemente, tenho dito a mim mesmo para não cair muito fundo em algo e apreciar o que quer que seja.”
[Entrevista para a Vivi Magazine]
– Changmin fala sobre seu hábito de estar sempre checando a coreografia: “Eu não tive aulas de canto, mas durante esses dois anos, tive muito tempo para pensar nas coisas sozinho. Yunho mencionou anteriormente, mas eu concordo com ele que podemos ter amadurecido como pessoa. De fato, o hábito é um pouco assustador, quando eu tinha algum tempo livre, do nada, ouvia música do TVXQ na minha cabeça e dançava com isso. Ah, eu não dançava da mesma forma que no palco… mas só um pouco para que ninguém percebesse que eu estava fazendo isso (risos). É mais como meu hábito. Sempre que tenho tempo livre, naturalmente checo a coreografia … está no meu osso (risos). Música e dança .. minha vida estava cheia de atividades de TVXQ, então quando eu estava longe dessas atividades, percebi o quanto elas são importantes para mim … eu as tinha como certas antes.”
[Continuação da entrevista para a Vivi Magazine]
– Changmin comentou que ficou surpreso sobre o quanto seu corpo se lembrava das coreografias: “Especialmente dança .. quando vi nosso vídeo pela primeira vez após o hiato pensei ‘Uau, nós dançamos algo assim …’ como se eu estivesse assistindo a dança de outra pessoa (risos). Mas uma vez que comecei a praticar dança, inconscientemente, meu corpo começou a se mover. Há pouco tempo, eu lhe disse que, quando tenho tempo livre, tenho o hábito de verificar a sequência da coreografia. Mas percebi que meu corpo ainda se lembra de sequências coreográficas. Além disso, quando ouvi essas músicas, fiquei surpreso como ‘Uau, temos tantas músicas gravadas’. (Risos). Além disso, toda música é rica. Lembro que trabalhamos duro nos detalhes e essas são experiências inesquecíveis para mim.”
– Yunho contou que depois de sair do exército Changmin se tornou mais gentil. Embora ele ainda tenha seu lado másculo, ao mesmo tempo tem uma parte mais calma e gentil. Logo que Yunho trabalhou com Changmin após o hiato, ele pensou “Ah, eu amo a forma como Changmin está agora.”
– Yunho disse que apesar das pessoas dizerem que a melhor parte dos vocais de Changmin são as notas altas, ele acha que uma parte muito especial de seus vocais é quando ele canta notas baixas como se estivesse sussurrando, pois isso é algo que apenas ele consegue fazer, e ultimamente essa parte tem se tornado mais vívida e distinta.
– Nome Artístico: Max Changmin
– Nome de Nascimento: Shim Chang Min (심창민)
– Local de Nascimento: Seul, Coreia do sul
– Data de Nascimento: 18 de fevereiro de 1988
– Signo do Zodíaco: Aquário
– Altura: 186 cm (6’1″)
– Peso: 61 kg (134 lbs)
– Tipo Sanguíneo: B
– Instagram: @changmin88
– Quando perguntado se tem alguma cena de filme que seria o estilo ideal de encontro para ele, Changmin respondeu que seria o filme “Um Dia”, mas não um cena em específica, e sim todo o romance do filme em si, já que eles se divertem quando estão juntos e mesmo quando se separam continuam pensando um no outro.
– Changmin gosta de alguém que seja gentil e interessante de se conversar, ele quer uma pessoa com quem possa se comunicar bem.
– Tipo ideal de Changmin: “Gostaria que ela fosse alguém com quem eu possa me sentir confortável. Quero me divertir com ela como uma amiga, mesmo quando começarmos a namorar.”
– Ele também disse em uma entrevista que seu tipo ideal é uma garota que esteja disposta a correr com ele às 4h da manhã.
– Foi revelado pela SM Entertainment recentemente que atualmente ele está namorando uma não celebridade.
Acesse também outros conteúdos sobre o TVXQ:
Fonte: kprofiles, channel-korea, boredkimchi, kingsofasia, sbs, quiety, soompi, allkpop, fytvxqfacts, wikiwand, TVXQPuertoRico, wmagazine, reddit, tvxqexpress, koreatimesus, kpopherald, buzbean, janieTVXQ, Happy Together, FANthe 팬더닷컴, I Live Alone, Radio Star, SMTOWN.
Até mais!