[Artista Solo] Breve introdução sobre a história da IU

Hikari
0

Olá!!

Para deixar o final de semana de vocês ainda mais feliz trouxemos uma breve introdução sobre a trajetória da maravilhosa artista IU! Tendo se tornado conhecida principalmente pela imagem fofa e pela sua doce voz, a vida da cantora nem sempre foi um mar de rosas, ela precisou fazer inúmeras audições até ser aceita e mesmo assim seu primeiro álbum não conseguiu fazer sucesso comercialmente. No entanto, ela conseguiu superar todas essas dificuldades e atualmente IU acumula diversos prêmios sob seu nome, não apenas como cantora, mas também como compositora e produtora. E o talento dela não para por ai, já que ela também recebe boas críticas pelas suas atuações. E então, vamos conhecer mais a história dela?


| Debut

IU estreou em 2008 com seu single “Lost Child”, a canção principal de seu extended play de debut “Lost and Found”. Com o álbum IU foi premiada pelo Ministério de Cultura, Esporte e Turismo da Coreia do Sul. No entanto, o álbum não fez sucesso comercialmente. Durante uma entrevista em 2011, a cantora disse:

Meu primeiro álbum falhou, mas eu sou grata por isso. Se eu tivesse tido sucesso logo que eu fiz meu debut, eu não iria apreciar os membros da staff e a popularidade como eu estou aproveitando agora.

IU


| Sucesso mainstream e outras atividades

Em abril de 2009, IU lançou seu primeiro álbum completo, intitulado “Growing Up”, com a faixa principal “Boo”, que trazia uma vibe juvenil e fofa para a cantora, contrastando com seu single anterior. A música se saiu bem nos gráficos musicais online. Nesse mesmo ano foi lançada sua segunda extended play, “IU…IM” com a música principal “Mashmallow”, que foi bem recebida e mais uma vez reforçava sua imagem “fofa”. 
 
Além disso, seus covers acústicos de músicas de artistas famosos fizeram com que ela ganhasse um tremendo interesse online. Com sua popularidade crescente IU foi chamada para aparecer em vários programas de TV e rádios.


| Popularidade crescente e debut em atuação

Os anos de 2010 e 2011 foram marcados pela popularidade crescente da cantora e pela sua agenda cada vez mais cheia. IU também assumiu novos desafios tendo feito seu debut como atriz no K-drama “Dream High”, performou na abertura do primeiro concerto solo de Corinne Bailey Rae em Seul e recebeu elogios da cantora britânica; ela ainda gravou sua primeira música composta por ela mesma “Hold My Hand” para o k-drama “The Greatest Love”, participou do reality de competição de patinação no gelo “Kim Yuna’s Kiss & Cry” e do programa Immortal Songs.
 
Nesse período ela trabalhou com alguns dos músicos e produtores mais famosos da Coreia do Sul para produzir seu mini álbum “Real” cuja faixa principal é a premiada música “Good Day.” A faixa lhe rendeu diversos prêmios nos programas musicais. E no final de 2011 ela lançou o álbum “Last Fantasy” conquistando o “all-kill” já que todas as 13 músicas imediatamente entraram no topo dos rankings dos maiores sites musicais coreanos.


| Promoções no Japão e novos álbuns

Os dois anos seguintes foram marcados por intensas atividades no Japão, como shows em Bunkamura Orchard Hall, sendo a cantora coreana mais jovem a se apresentar no local; lançamento de “Good Day”, “You & I”, “Monday Afternoon” em japonês, além de “Can You Hear Me?” com suas primeiras músicas originais japonesas; e turnê no país chamada “IU Friendship Showcase – Spring 2012”.

Nesse período a cantora também lançou seu mini álbum “Spring of a Twenty Year Old” (2012), “Modern Times” (2013) e “A Flower Bookmark” (2014), no qual este último esteve em 3º na lista de “Melhores Álbuns de K-pop de 2014” da Billboard. Ela também protagonizou o drama “You’re The Best, Lee Soon Shin” (2013) e se apresentou pela primeira vez nos Estados Unidos no KCON Music Festival em Los Angeles.


| Chat-Shire e Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo

Em outubro de 2015, IU lançou seu novo álbum, Chat-Shire, no qual a música principal, Twenty-Three, chegou ao topo dos charts nacionais e várias músicas do álbum entraram no top 10. Apesar das críticas positivas e sucesso das músicas nos charts, o álbum se tornou controverso pelo duplo sentido da letra de “Zezé” e pelo áudio usado na faixa Twenty Three.

IU continuou investindo também em sua carreira como atriz tendo participado dos k-dramas “The Producer” (2015) e “Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo” (2016).


| Prêmios e álbum aclamado pela crítica

IU publicou seu quarto studio álbum “Pallete”, no qual sua música principal de mesmo nome contou com a participação de G-Dragon do Big Bang. O álbum foi um sucesso de vendas e também foi muito aclamado pela crítica recebendo diversos prêmios como “Best Album Award” no Seoul Music Awards, “Album of the Year” no Melon Music Awards, e a própria IU também foi premiada com os prêmios de “Best Songwriter” no Melon Music Awards, “Lyricist of the Year” e o de “Producer of the Year” no Gaon Chart Music Awards. Nessa época ela também participou do reality “Hyori’s Homestay.

A artista também participou da música “Love Song” do Epik High e colaborou com Zico para a faixa “Soulmate”. Além disso, em comemoração ao seu 10º aniversário de debut, IU lançou o single “Bbibbi” em outubro de 2018, que novamente foi marcado pelo sucesso tendo alcançado um perfeito “all-kill”.


| Persona e Hotel Del Luna

Agora em 2019 IU estrelou na antologia sul-coreana da Netflix, “Persona”, que conta com 4 filmes curtos escritos e dirigidos pelos aclamados diretores Lee Kyoung-mi, Yim Pil-sung, Jeon Go-woon e Kim Jong-kwan. Além disso, ela também foi escalada para o k-drama Hotel Del Luna.

E então, o que acharam de conhecer mais sobre a carreira da IU? 😄


Acesse também outros conteúdos sobre a IU:


Fonte: AsiawikiKpopfandomWikipediaAllkpopSoompi.

Até mais!

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Aceito !) #days=(20)

Nosso site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais
Accept !
To Top