Olá!!
E a última atriz a aparecer aqui no nosso “Tudo Sobre” especial é a Park So Dam, que atuou no filme de sucesso “Parasite”! Ontem mostramos um pouco da trajetória da atriz, e hoje trouxemos diversas curiosidades sobre ela e histórias dos bastidores das filmagens! Dona de um rostinho de bebê e de um charme único, Park So Dam é determinada, esforçada e gosta de se desafiar constantemente e experimentar coisas novas. Vamos conhecer mais sobre ela?
PARK SO DAM
– Estudou na Korea National University of Arts.
– No início da carreira, ela passou dois anos e meio participando de praticamente toda audição que um ator novato poderia participar.
– Começou sua carreira de atriz com o filme indie “Steel Cold Winter” em 2013.
– Da época em que ela estava no segundo ano na Korean National University of Arts até o terceiro ano, ela filmou 15 filmes indie.
– Ela também já apareceu no MV “Little Apple” dos Chopstick Brothers.
– Também já esteve em peças teatrais como “Let the Right One In” e “Closer”.
– Já participou de diversos filmes ao longo de sua carreira, como “The Legacy”, “The Throne”, “Veteran”, “The Silenced”, “The Priests”, “Ode to the Goose”, “Fukuoka”.
– Esteve no filme “Parasite”, que ganhou a Palme d’Or no Festival de Filmes de Cannes.
– Fez parte do elenco fixo do programa de variedade “Three Meals a Day”.
– Ela dublou a personagem de “Bami” em “The Underdog” ao lado de D.O do EXO.
– Faz parte da lista da Forbes de 2020 “30 under 30 Asia”.
– Já atuou em k-dramas como “Because It’s My First Time”, “Beautiful Mind”, “Cinderella and Four Knights” e “Record of Youth”.
– Ela tem um irmão e uma irmã mais novos.
– Ela gosta do filme “La La Land”.
– A tolerância a álcool de Park So Dam é de uma garrafa de Soju.
– Seus amigos disseram que quando ela bebe, seu jeito de falar fica mais lento.
– Se tivesse um tempo livre, ela gostaria de fazer uma viagem de duas semanas.
– Sodam e as atrizes Kim Goeun e Lee Yooyoung eram colegas de classe na universidade.
– Ela costuma sair mais com seus amigos da escola, já que ela não consegue se encontrar frequentemente com os amigos atores por causa do conflito de cronograma.
– Seu modelo de vida é Kim Hye Soo, por quem tem um enorme respeito. Ela explicou que acha legal que a experiência em atuação de Hye Soo cobre um espectro tão vasto, então ela quer ser assim também.
– O apoio que recebeu da família, assim como das pessoas maravilhosas que conheceu na indústria foram uma grande fonte motivacional para ela.
– Ela contou que sua irmã a encoraja muito, tanto em relação a si mesma quanto à atuação. Quando recebe um roteiro, a irmã lhe dá conselhos e conforme foi crescendo, se tornou uma amiga em quem ela pode confiar.
– Park So Dam disse possuir um lado de si mesma que quer uma vida estável, mas ainda assim ela não tem medo de mudanças, tanto que com o passar o tempo, mas do que se estabelecer em uma coisa só, ela tem crescido mais inclinada a desafiar a si mesma e tentar coisas novas.
– Ela acredita que qualquer pessoa que saiba o que quer fazer, gosta disso e faz isso consistentemente é uma pessoa bem sucedida.
– Park So Dam contou que para ela juventude é estar constantemente aceitando novos desafios e crescendo como pessoa.
– Park So Dam contou que nunca sonhou em aparecer em filmes e dramas, porque sempre que ela participava das audições, era esperado que as atrizes tivessem olhos grandes e rostos que automaticamente fizessem as pessoas pensarem “ela é linda”. Então ela sonhava em aparecer nos palcos ou ser atriz musical porque não tinha a confiança de aparecer nas telas.
– Ao falar sobre sua aparência e seu rosto, Park So Dam comentou “Depois que comecei a atuar, eu não acho que eu gostava do meu rosto porque era bonito, mas porque era único. Eu posso ao menos dizer confiantemente que ninguém pode copiar meu rosto, mesmo com cirurgia plástica.”
– Ela disse que não planeja fazer cirurgia plástica, porque mais do qualquer coisa, ela não quer se limitar à aparência, em vez disso, ela vai trabalhar duro para ser uma atriz que vai ser escolhida baseada no talento.
– Ela considera que ter uma aparência diferente das outras pessoas é parte do seu charme, já que ela acha importante para os atores ter seus encantos únicos, especialmente porque existem diversos tipos de papel para se interpretar. A atriz conta ainda que começou a atuar porque queria performar, mas não achava que estaria na frente das câmeras um dia. No entanto, com o passar do tempo ela foi sendo chamada para vários trabalhos, e a partir disso foi ganhando confiança em sua aparência.
– Seu interesse por atuação começou depois que ela assistiu ao musical de “Grease” no ensino médio. Ela contou que os artistas pareciam tão felizes cantando enquanto corriam pelo palco que ela quis viver uma vida tão divertida e feliz quanto a deles, e assim, começou a sonhar em se tornar atriz.
– Ela começou a atuar porque queria ser uma atriz de musical, mas ainda não teve a oportunidade de experimentar.
– De primeira sua família rejeitou a ideia dela se tornar atriz porque eles estavam preocupados com as dificuldades que ela enfrentaria, mas depois de ver o quão feliz isso a fazia, eles acabaram aceitando.
– A atriz contou que as pessoas podem achar que durante a vida ela não teve nada além de sorte, mas na realidade, tiveram muito mais audições em que ela falhou. Ela fez audições para praticamente todo tipo de papel que poderia em sua idade, chegando a participar de 17 audições em um mês, no entanto, toda vez que não conseguia ela ficava depressiva.
– A atriz contou que no início da carreira, quando não sabia o que era o melhor para ela, ela experimentou tudo o que via em seu caminho, seja teatro, filme ou drama.
– Ela confessou que quando o diretor Ryu Seung Wan, de “Veteran” a escolheu para o papel, ela ficou muito grata, principalmente pelas palavras que ele disse “Quero usar sua aparência única a seu favor e criar uma imagem atraente para você.”
– Ela contou que em “The Silenced” ela estava extremamente nervosa e ansiosa, já que essa foi sua primeira vez no papel principal e a depender do que ela fizesse a vibe do filme e dos personagens iria mudar.
– Para o papel de Young-shin em “The Priests”, Park So Dam venceu a audição contra 2000 pessoas.
– A atriz contou que as audições de “The Priests” chamaram a atenção da mídia por fazerem testes com atrizes novatas que estavam dispostas a raspar a cabeça. No entanto, durante todo o processo de seleção ela se perguntou se eles realmente a fariam fazer isso, até que na segunda rodada pediram para que ela usasse uma peruca. Quando ela o colocou, recebeu elogios das pessoas e o diretor comentou “essa garota tem uma aura única”. Ela realmente ficou muito feliz com isso já que na época ela sentia que não possuía um olhar marcante e tinha cabelos longos, então poderia facilmente passar despercebida.
– Nas audições para “The Priests” pediram a ela que usasse uma peruca, que gritasse palavras estrangeiras, que rugisse como um leão, latisse como um cachorro e muito mais, o que fez com que ela percebesse que esse papel não seria como os outros. Além disso, ela estava com medo de raspar a cabeça. A atriz contou que esse era um gênero que ela nunca tinha experimentado antes, e não tinha confiança em sua atuação, então fez tudo o que o diretor disse para experimentar e usou todas as habilidades que aprendeu na escola, por isso, quando as filmagens terminaram, ela não tinha arrependimentos.
– Logo depois de receber um prêmio com sua atuação em “The Priests”, ela ligou para o diretor Jang Jae-hyun e para o ator Kim Yoon seok, porque se sentia muito grata a eles.
– Park So Dam contou que o ator veterano Kim Yoon Seok deu vários conselhos bons a ela e cuidou dela, e por isso ela o admira muito como ator e como pessoa. Ela explicou que se tivesse que filmar sozinha naquele sótão em “The Priests”, talvez tivesse ido a loucura, no entanto, com a ajuda de todos os atores experientes, as filmagens se tornaram divertidas.
– Seu primeiro projeto na TV foi num drama especial “Red Moon”. Como foi logo após as filmagens de “The Priests”, seu cabelo só tinha um centímetro de comprimento. O diretor do drama pediu para vê-la, mas como ela ouviu que ele estava fazendo um drama histórico, ela não tinha muita expectativa já que seu cabelo era curto. Mas depois da leitura do roteiro, disseram que queriam que ela interpretasse a princesa Hwa-won, e a maquiadora milagrosamente colocou cabelos longos nela naturalmente.
– A atriz foi considerada para o papel de Mi Ja no filme de “Okja” de Bong Joon Ho. Ela contou que estava indo para a audição, mas descobriu que era muito velha para isso, já que tinha 10 anos a mais que a personagem. No entanto, Bong Joon Ho viu uma foto dela e pensou que ela poderia se passar por adolescente, mas assim que a viu percebeu que realmente não daria. Ele sugeriu então que tomassem um copo de chá já que eles já tinham se encontrado e eles acabaram conversando por uma hora e meia.
– A atriz revelou que passou por um período de bloqueio depois do sucesso de “The Priest”. Então, quando recebeu uma mensagem de que Bong Joon Ho, o diretor de “Parasite”, estava considerando-a para um de seus próximos filmes, Park So Dam achou que a pessoa que enviou a mensagem estava brincando.
– Park So Dam contou que depois de conversar pessoalmente com Bong Joon So, ela realmente quis muito fazer parte do filme, no entanto, depois de receber a oferta, ela não ouviu mais falar dele por dois meses. Então, ficou se perguntando se ele tinha mudado de ideia. Quando a atriz falou isso pra ele posteriormente, ele perguntou porque ela se sentia assim e explicou que na época estava ocupado escrevendo o roteiro.
– A atriz disse que sentiu uma conexão imediata com sua personagem no filme, tanto que quando ela recebeu o roteiro, foi como se ela tivesse escrito todas as falas, e por isso sentia que era muito natural. Ela até mesmo contou que não tiveram momentos em que ela precisou decorar a fala ou que ela não entendia as linhas. Tudo era tão natural que simplesmente fluía.
– Park So Dam contou que algumas das similaridades que ela tem com a personagem de “Parasite” é que ela não é do tipo que fica parada e assiste as pessoas fazendo as coisas, ela se sente mais confortável estando envolvida. Além disso, desde jovem ela precisou cuidar dos irmãos mais novos, então a energia e senso de realidade da personagem eram semelhantes ao dela.
– Ela sentiu um ambiente positivo no primeiro encontro com os atores e atrizes do elenco de “Parasite”, tanto que pensou que sua semelhança com o ator Choi Woo Sik, que interpreta seu irmão no filme, foi uma das razões pela qual ela foi escolhida para o papel.
– Park contou que o diretor de arte de “Parasite” revelou que a casa foi feita com base no que o Bong Joon Ho tinha em mente, já que uma casa com aquela estrutura não iria existir.
– Uma das coisas que surpreendeu Park So Dam, foi o quão detalhado e preciso era o storyboard que o diretor Bong Joon Ho escreveu, ele o preparou com cada movimento de cada cena em mente. No entanto, os atores não se sentem limitados com isso, porque ele ainda dá o luxo de confiar nos atores e permitir que eles experimentem e trabalhem de acordo com suas habilidades. Mesmo seguindo o storyboard, ainda existe muito espaço para experimentar, então é o equilíbrio perfeito.
– Park So Dam sente que foi uma honra conhecer alguém tão incrível quanto Song Kang Ho, e ser capaz de tê-lo e chamá-lo de “pai”. Ela conta que foi uma experiência maravilhosa, tanto que ela ainda o chama assim. A atriz disse que ele é alguém que ela quer levar para a vida, porque ainda tem muito a aprender com o ator veterano.
– Park So Dam contou que sempre que perguntava algo a Bong Joon Ho, ele nunca dava uma resposta direta, em vez disso ele perguntava o que ela pensava e a partir disso eles iam construindo a resposta juntos. Nesse processo ela sentia que ele sabia exatamente o queria e qual era a resposta, mas ele não daria isso simplesmente. Por causa disso ela confiava que ele conseguiria tirar dela o que ele queria, então ela apenas experimentava diferentes maneiras em cada cena e em cada take para entender mais profundamente.
– Ela contou que tem projetos em que o processo de criar um vínculo parece um pouco forçado, mesmo que eventualmente se chegue lá. No entanto, com a equipe de “Parasite” tudo parecia muito natural. Mesmo na cena em que ela está apenas andando com um pêssego que roubou da loja parecia natural porque todos estavam muito imersos em seus personagens.
– Em “Parasite” ela sentia que estava interpretando dois papeis diferentes com Ki-Jeong e Jessica, já que tudo desde a forma como ela sentava, como andava, quão poderoso era o andar, até as coisas que dizia, eram completamente diferentes.
– Sobre o sucesso de “Parasite”, a atriz disse que desde que participou do Festival de Filmes de Cannes em maio de 2020, tiveram vários eventos inacreditáveis, tanto que ela ainda está em choque e sempre que frequenta esses locais sente que é irreal. Apenas quando ela olha para as fotos e vídeos dos eventos depois é que ela começa a ficar emocional.
– Ela sente que a audiência na América é ainda mais expressiva que a da Coreia, porque ela até mesmo viu algumas pessoas chorando, e outras que vieram até ela e lhe deram um abraço.
– Park So Dam só tem elogios ao diretor Bong Joon Ho, ela disse que ele realmente é uma pessoa muito legal e é exatamente o tipo de diretor com quem todo ator e atriz amaria trabalhar ao menos uma vez na vida.
– Park So Dam contou que o diretor de “Parasite” parecia realmente magnificente em cerimônias no exterior, no entanto, para eles como atores era estranho ver isso porque ele sempre teve uma aura amigável como se fosse um amigo da vizinhança. Então, para as cerimônias ele apenas tinha trocado de roupa, mas a atmosfera era a mesma de quando estavam gravando. No entanto, o fato de que ele é sempre o mesmo é ainda mais impressionante para eles.
– Ela confessou estar feliz em ter irmãos e irmãs na indústria com quem ela pode contar sempre que tiver preocupações com o futuro, fora o amor que ela recebeu dos membros do elenco de “Parasite”.
– Ela contou que uma das grandes diferenças depois do sucesso de “Parasite”, foi o número de seguidores no Instagram, mensagens e comentários de fãs do exterior.
– O sucesso de “Parasite” a deixou muito orgulhosa da Cultura e arte coreana, tornando-se uma memória inesquecível e uma força motivadora para que ela trabalhe ainda mais duro como atriz.
– Algumas pessoas apontaram Park So Dam como uma das possíveis atrizes para o papel de Cindy Moon, Silk. Sobre o assunto ela comentou que é uma honra ter sido mencionada para o papel e que o gênero de super-heroi está entre os que ela gostaria de experimentar.
– Park So Dam já esteve em Fukuoka antes, mas ela realmente estava ansiosa para ir com o elenco do filme de “Fukuoka” e visitarem os locais de filmagens e explorarem a cidade.
– Park So Dam já tinha trabalhado com o diretor de “Fukuoka” em um outro filme anteriormente, chamado “Ode to the Goose”. Ela contou que naquela época eles falaram sobre trabalhar novamente juntos em outro filme, e isso realmente aconteceu.
– Park So Dam contou que os atores Kwon e Yoon com quem ela trabalhou em “Fukuoka”, eram muito divertidos. Ela explicou que no início precisou de algum tempo para se ajustar ao ambiente de filmagem não familiar, mas os dois sempre a animavam dizendo “Vamos So Dam! Vamos lá!”. Tiveram várias cenas em que os três precisavam apenas vagar pelas ruas, e todas elas permanecem como uma memória agradável.
– O diretor de “Fukuoka” disse que Park So Dam parece muito jovem mesmo que ela já tenha quase 30 anos. Então quando ela usa uniforme escolar, ela realmente se parece com uma estudante. No entanto, ele contou que isso não trata apenas do rostinho de bebê dela, mas também por causa do sentimento nostálgico que ela mantem em si. Ele explicou que existem pessoas que não deixam ir embora todos os momentos passageiros, em vez disso, eles mantem algumas partes disso junto com o presente.
– Ela ficou muito animada quando soube que cantores como Baekhyun do EXO, Seungkwan do SEVENTEEN, Wheein do MAMAMOO, Lee Hi, Chungha e outros iriam participar da trilha sonora de “Record of Youth”. Ela considera que as OSTs tem um importante papel em elevar a tensão, fazer as cenas se destacarem, ajudar os espectadores a imergirem na história além de enriquecer o drama.
[Entrevista para Screenanarchy]
– P: Como foi sua primeira experiência trabalhando com o diretor Bong?
Park So Dam: Para mim e qualquer outro ator e atriz na Coreia, o nome Bong Joon Ho em si, a presença que seu nome tem para nós em nossa profissão é enorme. E quando eu o encontrei pela primeira vez, ele também era uma pessoa enorme (risos). Wooshik se refere a ele como um “urso Teddy” e eu concordo, porque ele tem essa energia e presença grandiosa em si, mas ainda possui esse lado divertido, cômico e fofo como pessoa.
E para falar sobre como ele é no ambiente de trabalho e no set, eu tinha encontrado muitas vezes com ele antes de começarmos a filmar, e em nossa conversa normal o achava muito engraçado e uma pessoa espirituosa, mas às vezes no set ele até nos mostrava fisicamente o que estava esperando, seja dançando ou se movimentando.
Mas às vezes, quando eu estava conversando com outros atores ou atrizes sobre como retratar essa personagem, o diretor Bong sempre vinha e me dizia que “Você é Ki-jung”. Nada mais, “Você, como pessoa, é Ki-jung.” Essas palavras realmente significaram muito e basicamente me deram uma boa base para apenas focar na atuação. Além disso, eu pude aprender quão maravilhoso ele é como diretor e também como pessoa.
[Continuação da entrevista para a Screenanarchy]
– P: Você trabalhou com alguns dos grandes diretores na Coreia do sul, incluindo o diretor Bong, Ryoo Seung-wan, Lee Jong-ik e Zhang Lu. Ainda é muito cedo para você, mas trabalhar com esses grandes artistas a inspirou a pensar em fazer algo no cinema além de atuar? Talvez dirigindo, escrevendo ou produzindo?
Park So Dam: Nunca! (risos) Para ser sincera, até trabalhar em “Parasite”, eu ainda estava aprendendo sobre ser atriz. Eu estava apenas focando em não causar nenhum problema, e apenas receber o trabalho e fazê-lo. Mas dessa vez, em Parasite, eu acho que fui capaz de ver mais do que apenas fazer o meu trabalho e tive uma visão mais ampla. Na verdade, eu fui capaz de ver o elenco, como o time trabalha e quem faz o que no set.
Eu vi o diretor Bong e percebi que eu nunca serei capaz de ser uma diretora. Para alguém que tem todas essas diferentes partes andando e ter essa visão e tudo isso em sua mente. Não acho que ousaria sequer tentar me tornar diretora. Eu não acho que fui feita para isso.
– P: PARASITE tem sido um tremendo sucesso na Coréia do Sul. Está repleto de mensagens sociais, algumas não muito agradáveis. Por que você acha que o público está reagindo de forma tão positiva?
Park So Dam: As pessoas querem ver porque embora não seja uma cena bonita que o filme está refletindo, ainda é a realidade em que vivemos, e apenas retrata e exemplifica a vida em que vivemos como ela é. Nada mais nada menos.
Assim, as pessoas serão capazes de sentir – mesmo que não dê a sensação mais agradável para o público – mas todos podem se identificar com isso, e também podem ter empatia e entender do que trata o filme. Acho que isso é o que as pessoas estão buscando.
– Nome artístico: Park Sodam (박소담)
– Nome de nascimento: Park So Dam (박소담)
– Data de nascimento: 8 de setembro de 1991
– Signo do Zodíaco: Virgem
– Altura: 165 cm (5’5″)
– Peso: 50 kg (110 lbs)
– Tipo sanguíneo: B
– Nacionalidade: Coreana
– Instagram: @sodam_park_0908
Acesse também outros conteúdos sobre a Park So Dam:
- Breve Introdução sobre a história da Park So Dam
- Tudo sobre… Park So Dam! (curiosidades sobre a Park So Dam)
- + notícias sobre Park So Dam
Fonte: artistcompany, koreanfilms, kprofiles, asianwiki, profileasian, kpopmap, superstarsbio, channel-korea, famousbirthdays, pooritamiraseoul, viki, msn, healthyceleb, time, observerid, clickthecity, miner8, peachesnews, teenvogue, screenanarchy, wonderlandmagazine, soompi, awardsdaily, koreatimes, forbes, hellokpop, collider, filmmakermagazine, dramabeans, scmp, filmschoolrejects, koreaherald, cosmo.
Até mais!